Atividade 1

“André, Paula e Lucinha são três superamigos que estudam na mesma escola. Depois de muita bagunça, sempre vão parar na diretoria. Um dia, descobrem que podem transformar suas brincadeiras em arte e encenam uma comédia no palco de um teatro. Será que criança nunca para de brincar? Será que a vida imita a arte? Como dizia Shakespeare, um dos maiores escritores de todos os tempos, “a vida é um palco”.

Proponha a leitura coletiva do livro “A vida é um palco” e em seguida, após se certificar de que todos compreenderam a narrativa, divida-os em grupos menores."

 

Solicite que cada grupo escreva novas situações para as frases que iniciam cada um dos capítulos “Foi por causa de um castelo...”, “Foi por causa de um rato...” e “Foi por causa de uma boneca...”. Em seguida peça para que compartilhem suas frases entre si, através de uma simples leitura em voz alta.

 

Cada grupo, então, elege a frase que mais gostou e em seguida deverá criar uma história inspirada nesta frase, que tenha: começo, meio e fim. Quais os personagens criados? Onde eles estão? O que acontece na história?

 

Narrativas maravilhosas aparecerão já neste momento, mas se você dispuser de tempo e achar interessante a ideia, transforme essas histórias em pequenos espetáculos de Teatro de Sombra. E até, quem sabe, marcar um dia de apresentação, onde os alunos possam mais uma vez partilhar suas produções.

Atividade 2

Heloísa traz de forma recorrente em suas obras as lendas urbanas como temática.

Leia alguns de seus contos em sala (alguns deles estão à disposição na aba “Minha Obra”), depois converse um pouco a respeito, fazendo uma enquete sobre quais daquelas histórias os alunos já haviam tomado contato anteriormente. Pergunte também se já ouviram falar sobre outras lendas do mesmo gênero.

Em seguida, peça que pesquisem individualmente lendas urbanas que ainda não conhecem, percorrendo inclusive diferentes regiões, buscando o máximo de diversidade possível. Podem utilizar a web, conversar com vizinhos e familiares, outras obras literárias, enfim, quaisquer fontes que tenham algo a acrescentar em sua pesquisa.

Por fim, oriente que escolham uma lenda urbana e a partir dela escrevam um conto. No ato da entrega é importante que compartilhem a história original junto do texto autoral, bem como sua fonte.

Atividade 3

Observação: esta atividade pressupõe a leitura prévia de algumas obras da autora.

Em sala de aula retome com os alunos através de um "brainstorm" as principais características estilísticas da autora. Se possível, construa no quadro um mapa mental bem colorido a partir dos pontos levantados tanto pelos alunos como por você. 

Saindo do ambiente tradicional da sala, escolha um lugar amplo e silencioso e oriente a formação de uma roda bem grande com todos sentados. Em seguida, quando a escuta já puder ser exercitada com qualidade, explique como a atividade será realizada:

O grupo construirá histórias coletivamente, utilizando as características estudadas anteriormente. Mas de que forma? Uma bola estará em jogo, a princípio o professor entregará para alguém, que iniciará uma história… No momento em que o professor bater palma quem está contando cessa rapidamente e transfere a bola para outra pessoa, que deve continuar a história de onde havia parado.

Importante que o professor perceba momentos estratégicos para interferir com suas palmas, bem como quando ela deve ser finalizada, indicando para o aluno: agora você é o responsável pelo desfecho, construa.

Repetir algumas vezes até ter um número interessante de histórias. Então, através de votação, eleger uma história para ser potencializada, desenvolvida e registrada num “livro” coletivo, com ilustrações, capa.

Atividade 4

Divida a classe em grupos de até 6 alunos e direcione a cada um das obras de Heloísa Prieto que a biblioteca escolar já possua. Não há problema em oferecer o mesmo livro para mais de um grupo.

A ideia é apresentar o conceito histórico da radionovela e traçar paralelos com a estrutura de podcast, tão utilizada por nós atualmente.

 

O desafio é criar um podcast literário dessas obras, que abrigará em seus capítulos as histórias dos livros de Heloísa em formato de radionovela: com música de abertura, propagandas comerciais, narrador, atores, efeitos especiais.

Heloisa Prieto.png
Logo Livro VIVO.png

Heloisa
Prieto

Baú de ideias

botao-bau.png