Logo Livro VIVO.png

Baú de ideias

Cidinha
da silva

cidinha.png

proposta pedagógica 4

Propor ao aluno que acesse em sua memória uma história que alguém lhe contava com frequência quando era criança, buscando o máximo de detalhes possível: Quem te contava? Em qual local ? O quê vocês faziam enquanto a história era contada? Quais as imagens que você construía internamente a partir dela?

Em seguida o aluno deve realizar um desenho, colagem, gravura, etc, que ilustre a história e seus desdobramentos.

Importante: esta ilustração deve fazer sentido para ele, não deve se preocupar em torná-la compreensível para os outros.

 

Se possível procurar reunir todos os trabalhos - no formato físico ou digital - de forma a compor um “todo”, passível de ser apreciado pela classe. Sugestões: exposição física, apresentação Power Point, imagens editadas em vídeo com trilha sonora relevante, livro artesanal, etc.

 

OBS: É mais interessante que essa atividade não seja finalizada com um bate papo. Trata-se da subjetividade do outro materializada artisticamente, tendo assim total liberdade de leitura e compreensão alheia. Se compartilhamentos surgirem, que aconteçam naturalmente, sem direcionamentos externos.

proposta pedagógica 3

Na obra de Cidinha da Silva “Os Nove Pentes D’África” esse objeto também adquire um significado muito especial, pelo qual toda a obra se desenrola de maneira muito sutil:

 

Já no fim da vida, Vô Francisco, um habilidoso artesão, presenteia cada um de seus netos com um deles. Os pentes transformam-se então em legado, que segundo Vó Berna “são cartas que eles lerão em algum momento da vida!”


 

  • Ana Lúcia perdeu seu vínculo com a ancestralidade e recebeu o Pente Baobá.

  • Zazinho desde muito cedo demonstra ponderação e sabedoria. Recebeu o Pente Tartaruga.

  • Bárbara precisou se deparar desde cedo com problemas muito complicados, mas conseguiu com o apoio dos avós superar as adversidades. Recebeu o Pente da Admiração.

  • Melissa é cadeirante e é lembrada pelo seu Pente Passarinho que pode e deve voar para além das rodas de sua cadeira.

  • João Cândido está sempre à disposição para escutar e ajudar a todos, e foi presenteado com o Pente da Generosidade.

  • Luciana tem em si autonomia genuína, é bem resolvida e forte. Essas características a impulsionam para a vida sem perder o vínculo familiar. Recebeu o Pente Peixe.

  • Lira desde cedo é calada, tímida e demonstra uma tristeza indecifrável. Recebe o Pente da Alegria.

  • Abayomi possui muita sensibilidade e uma necessidade enorme de receber afeto. Sua intensidade fez com que recebesse o Pente do Amor.

  • Ayana nasceu com uma saúde muito frágil. Um bebê daqueles que por pouco sobreviveu. Recebeu o Pente da Perseverança.

 

Pedir para que cada aluno escolha três pessoas com quem tenha um vínculo afetivo bem consolidado e em seguida responder a si mesmo a seguinte pergunta: Qual seria o Pente que eu daria para cada uma dessas pessoas?

Obs: os alunos não precisam se restringir aos nove pentes da história, mas se quiserem, podem utilizá-los como referência.

 

Para finalizar a atividade os alunos responderão a pergunta acima através de uma produção literária de gênero livre.

proposta pedagógica 2

Após assistirem ao documentário “O teu cabelo não nega” (abaixo) realizarem um debate presencial ou virtual. No caso de ser um encontro virtual sugerimos que a turma seja dividida em grupos menores, para otimizar a comunicação entre os participantes e garantir espaço de fala a todos.

 

Para um melhor aproveitamento do debate, sugiro que o mesmo seja norteado por perguntas-chave desenvolvidas previamente pelo professor, levando em consideração aspectos trazidos pelos alunos em suas pesquisas, o conteúdo do documentário e a obra “Os Nove Pentes D’África”.

 

Ao final reservar um tempo para que os alunos abordem questões e observações que achem pertinentes e que ainda não tenham sido contempladas durante o encontro.
 

proposta pedagógica 1

Colocar os alunos em contato com a música “Nega do cabelo duro”, de Emicida e Elza Soares (abaixo)

 

Em seguida lançar a seguinte proposta:

Os cabelos sempre desempenharam um papel importante na cultura africana, bem como seu tradicional pente ou garfo. Mas afinal, o que é um pente africano? Qual sua origem e finalidade?

Realizem uma pesquisa histórica desse objeto, mas também seu uso e significado nos dias de hoje.

 

OBS: É muito importante que a pesquisa se estenda também à iconografia, para que o imaginário seja alimentado de maneira concreta.

botao-bau.png