Maurício
Negro
Baú de ideias
Proposta Pedagógica 4
Apresente o poema Ay Kakuyri Tama, de Márcia Kambeba, para os alunos e em seguida debatam sobre ele.
Para finalizar a atividade lance o seguinte desafio: Se este poema fosse um livro, qual seria sua capa?
A resposta deverá ser elaborada em forma de ilustração e em momento oportuno, partilhada com a comunidade escolar através de uma exposição onde conste de alguma forma o poema que inspirou a atividade.
AY KAKUYRI TAMA
(Eu Moro na Cidade)
Ay kakuyri tama.
Ynua tama verano y tana rytama.
Ruaia manuta tana cultura ymimiua,
Sany may-tini, iapã iapuraxi tanu ritual.
Tradução:
Eu moro na cidade
Esta cidade também é nossa aldeia,
Não apagamos nossa cultura ancestral,
Vem homem branco, vamos dançar nosso ritual.
Nasci na Uka sagrada,
Na mata por tempos vivi,
Na terra dos povos indígenas,
Sou Wayna, filha da mãe Aracy.
Minha casa era feita de palha,
Simples, na aldeia cresci
Na lembrança que trago agora,
De um lugar que eu nunca esqueci.
Meu canto era bem diferente,
Cantava na língua Tupi,
Hoje, meu canto guerreiro,
Se une aos Kambeba, aos Tembé, aos Guarani.
Hoje, no mundo em que vivo,
Minha selva, em pedra se tornou,
Não tenho a calma de outrora,
Minha rotina também já mudou.
Em convívio com a sociedade,
Minha cara de “índia” não se transformou,
Posso ser quem tu és,
Sem perder a essência que sou,
Mantenho meu ser indígena,
Na minha Identidade,
Falando da importância do meu povo,
Mesmo vivendo na cidade.
Márcia Kambeba
Proposta Pedagógica 3
Mauricio utiliza uma grande aquarela vegetal para realizar seus projetos. No princípio ele mesmo confeccionava suas tintas a partir de materiais como urucum, café, açafrão, clorofila, violeta campeche, shoyo, etc. Atualmente ele encomenda estes materiais a um químico, pois percebe que assim consegue obter um produto de maior qualidade e durabilidade.
Além disso, também utiliza materiais naturais de várias procedências: penas, sementes, folhas, ninhos, conchas, areia, etc.
Desenvolva com os alunos, na prática, a confecção e coleta de materiais similares e em seguida proponha a partir de um tema* disparador comum a produção de ilustrações como resposta artística.
*Sugestão temática:
“Fomos, durante muito tempo, embalados com a história de que somos a humanidade. Enquanto isso – enquanto seu lobo não vem – fomos nos alienando desse organismo de que somos parte, a Terra, e passamos a pensar que ele é uma coisa e nós, outra: a Terra e a humanidade. Eu não percebo onde tem alguma coisa que não seja natureza. Tudo é natureza. O cosmos é natureza. Tudo que eu consigo pensar é natureza”
Ailton Krenak
Observação: na aba “Entre e fique a vontade” você encontra algumas sugestões de como desenvolver tintas naturais.
Proposta Pedagógica 2
Mauricio Negro costuma dizer que o primeiro exercício para entendermos o que significa diversidade é descobrir de onde viemos. Assim, um mergulho em nossa ancestralidade, pensando no conceito de linhagem, pode ser muito revelador, apesar do desafio que significa esta investigação.
Proponha aos alunos que pesquisem sua árvore genealógica até onde for possível, utilizando depoimentos, documentos, consultas em cartório, enfim. Importante ressaltar que não é suficiente levantar os nomes das pessoas, mas também onde nasceram, quem eram seus pais e onde estes nasceram. Faça-os lembrar o tempo todo de que o objetivo desta atividade é comprovar empiricamente a multiplicidade de raízes ancestrais presentes em nosso país.
Fundamental entender a princípio a diversidade das famílias durante a realização desta proposta. Isto porque talvez nem todos tenham acesso aos seus pais biológicos, ou tenham contato com apenas um deles. Explique o fato de que o que nos torna quem somos e define nossos valores não é o DNA, mas sim quem nos ampara na jornada dos anos.
Proposta Pedagógica 1
A obra "Gente de cor, cor de gente" é um livro de imagens. Daqueles que não têm texto escrito, onde a narrativa ou provocações de reflexão se dão a partir apenas das ilustrações.
Coloque os alunos em contato com esta obra e lance uma proposta individual: Se você fosse o profissional responsável por criar um texto escrito para este livro, qual seria?
Em seguida desenvolver um debate tendo como provocação as duplas de ilustrações contidas no livro, que fazem sentido apenas quando analisadas juntas. Percorra dupla a dupla, levantando a cada uma delas discussões pontuais que podem e devem ser desdobradas durante a atividade.