Proposta pedagógica 1
Leitura Sensível
Realizem coletivamente, de preferência a partir da obra projetada em sala de aula, uma leitura sensível e analítica da HQ Arlindo, buscando ao final responderem através de um grande bate papo, às seguintes questões:
-
Como a HQ mostra sentimentos sem precisar explicá-los?
-
O que é dito pelas imagens e o que é dito pelas palavras?
Estimule os alunos dando indiretamente pistas educativas ligadas à construção do personagem principal, o uso das cores e traço para expressar emoções, a função da música e da cultura pop na obra.
Por fim, solicite um texto individual de gênero livre, onde as ideias e reflexões levantadas durante a discussão em sala de aula, sejam organizadas.
Proposta pedagógica 2
Mapeamento do "Eu"
O objetivo desta atividade é que cada aluno crie, mesmo sem perceber, um mapa afetivo pessoal inspirado na HQ Arlindo. Para tal sugerimos que o professor realize uma atividade dirigida, solicitando que escrevam numa folha de papel:
-
lugares relevantes pelos quais passaram,
-
pessoas marcantes que conviveram ou convivem,
-
memórias importantes desde a infância até o momento presente.
Na sequência devem escolher uma maneira concreta de transformar essas percepções de si mesmos em um produto visual, através de colagem, desenho, cartaz, mapa simbólico, etc.
Proposta pedagógica 3
Playlist Comentada
A partir das memórias suscitadas no exercício anterior, solicitar que criem em um aplicativo de tocar músicas, uma seleção de canções que representam suas vidas, criando uma trilha sonora pessoal, que deve ser comentada e compartilhada com os demais (desde que isso não seja uma exposição desnecessária, tudo depende da dinâmica da classe).
Este exercício exigirá tempo, assim, sugerimos que ele aconteça paulatinamente, ao longo de semanas.
Proposta pedagógica 4
Invisível aos Olhos
O fanzine Cuba Libre! (https://www.ilustralu.com/post/cuba-libre) traz à baila o encontro entre o “eu”, o “outro” e o “deslocamento”. Funciona como um diário de viagem desenhado, feito quase em tempo real, com anotações, memórias e impressões subjetivas, criando uma sensação de olhar o caderno de outra pessoa.
Inspirado no “olhar de turista” presente no zine, convide os alunos a observarem o cotidiano como algo extraordinário: o que lhes parece invisível dentro e fora da escola?
Caso seja possível, organize uma saída a campo, onde os alunos devem registrar: frases ouvidas, cenas, detalhes visuais e sensações (agradáveis ou não). Não há nesta atividade nenhuma obrigação estética, a princípio cada um registra como lhe parecer melhor, valorizando assim um registro mais orgânico, “cru”.
Proposta pedagógica 5
Somos todos latino americanos
Esta proposta de atividade utiliza o fanzine Cuba Libre! como possibilidade de aumentar o repertório cultural dos estudantes no que diz respeito às nossas raízes latino americanas, apontando para a diversidade natural que as compõem.
Divida a sala em grupos e proponha diferentes recortes de pesquisa dentro da cultura Cubana: música, política, literatura, culinária, etc. Em dia marcado, os grupos dividirão suas descobertas com os demais, culminando ao final do encontro numa discussão que envolverá a todos: Como é olhar um lugar estrangeiro? Quais as proximidades e diferenças culturais? O que nos aproxima de outros países latino-americanos? Como o olhar estrangeiro pode ser limitado?
Por fim, proponha uma grande exposição visual, que seja construída a partir da representatividade dos pontos trazidos pelos grupos que iniciaram essa pesquisa.
Proposta pedagógica 6
Mulheres extraordinárias
Ilustralu produziu uma exposição à convite do Festival do Leitor (LER) para homenagear mulheres extraordinárias do Brasil e do mundo, destaques das artes, da literatura, da política e da poesia. Trata-se portanto retratos e narrativas de mulheres inspiradoras, valorizando trajetórias, diversidade e protagonismo feminino, algo alinhado a outros projetos culturais que buscam dar voz a histórias reais de mulheres e ampliar sua visibilidade.
Assim sendo, lance a seguinte provocação: “Quem são as mulheres que nos formam?”.
Em resposta, solicite que cada aluno escolha uma mulher da própria vida (avó, mãe, professora, vizinha) ou uma figura pública (artista, ativista, cientista etc.). A partir daí, que ele a entreviste ou realize um levantamento de história de vida dessa mulher. Que colete frases, memórias e imagens, alimentando-se ao máximo de referências.
Por fim, solicite que finalizem a atividade utilizando-se de uma das possibilidades que se seguem: ilustração ou colagem e/ou texto fragmentado (fala, poesia, relato).


