Proposta pedagógica 1
“Minha poesia é bipolar:
ora com um sorriso no rosto, / ora com uma pedra na mão”
Enfatizar em um espaço livre de debate a potência que textos curtos podem alcançar. Dê outros exemplos e solicite referências dos próprios alunos, independente da fonte: rua, música, panfleto, frases em redes sociais.
Posteriormente incentive a produção de textos curtos usando o recurso dos opostos. Sugestões:
Guerra e Paz
Amor e Ódio
Tristeza e Alegria
Quente e Frio
Pequeno e Grande
Pobre e Rico
Autoritário e Democrático e tantos outros.
Proposta pedagógica 3
A “Fantasia da família distante” além de uma história muito sensível sobre um drama familiar envolvendo a finitude da vida, é uma singular homenagem à literatura brasileira. Isto porque no corpo da obra podemos encontrar inúmeras citações de autores, suas obras e alguns trechos das mesmas.
Que tal brincar de detetive e encontrar estas referências? Mas.... sem a ajuda de aparelhos eletrônicos!
Leve os alunos à biblioteca escolar ou aproveite a oportunidade para juntos visitarem uma biblioteca pública do seu município. Divida os alunos em grupos de até seis integrantes e deixe-os trabalhar pelo tempo que achar necessário, utilizando-se da ajuda do bibliotecário, que sabendo da atividade previamente, pode dar pistas para que a pesquisa aconteça de maneira satisfatória e dinâmica.
Voltando à sala de aula, é hora de partilhar as descobertas literárias contidas nesta obra e finalmente discutir coletivamente a questão: Porque será que elas foram inseridas ali e em determinados contextos?
Proposta pedagógica 2
Na obra “A mágica história de um livro encantado”, a rotina de um casal de idosos nos é contada através da perspectiva do animal de estimação da família: o gato Toró.
Através da leitura individual ou coletiva, coloque seus alunos em contato com este livro.
Convide então seus alunos a um exercício imaginativo e criativo de escrita, iniciando um bate-papo com a seguinte pergunta:
- Você tem um animal de estimação? Se não tem, gostaria de ter um? Qual seria?
Depois de um tempinho, quando o momento de partilha já se esgotar, peça para que individualmente escrevam um texto narrativo onde seu animal de estimação (concreto ou projetado) contará a história/ rotina de seu dono (aluno).
Elementos reais e imaginários devem se misturar na realização desta atividade.
Stella
Maris Rezende
Baú de ideias
Proposta pedagógica 4
.....loucuralegrias ...... maravilhitudes.....
Stella Maris tem o hábito de criar neologismos poéticos para tentar criar imagens e sensações em seus textos.
Proponha aos alunos o exercício divertido de exercitar este criativo recurso de combinar palavras, compondo novos e potentes significados.
Peça que escrevam individualmente um texto narrativo inspirados por uma história pessoal, cuja temática os traga saudade boa de algo, ou alguém. Elementos imaginários podem ser somados à história verídica, aliás, eles darão a ela com certeza um tempero de envolvimento, potencializando-a.
Recolha os textos, corrija-os e os devolva fazendo apontamentos interessantes, para que reescrevam suas narrativas. Entretanto, agora, devem procurar inserir em pelo menos três momentos as tais “palavras combinadas”.