top of page

Proposta pedagógica 1

Na obra Um papagaio com dor de dente, o protagonista Vicente apresenta um vocabulário peculiar e no decorrer da leitura da obra descobrimos o motivo.

 

Aqui no Brasil os papagaios são famosos por sua capacidade para imitar sons e vozes humanas, porém, eles não são os únicos, ao redor do mundo muitas outras aves possuem a mesma capacidade, às vezes até potencializada. Convide a turma a aprender um pouco mais sobre esse assunto:

 

AVES QUE IMITAM A VOZ HUMANA! Os "pássaros falantes" mais incríveis!

https://youtu.be/bf8X6Ihk22o?si=Nu8yEYTgoYt29Z8V

 

Depois de debaterem sobre o assunto, divida a turma em grupos de até cinco integrantes e proponha primeiramente o exercício criativo de uma história a partir da oralidade. Duas características devem ser fundamentais para a formulação do enredo:

 

  1. Uma ave falante deve ser protagonista (com exceção do papagaio)

  2. Escolher o meio onde ela cresceu e vive (isso certamente influenciará seu vocabulário)

 

Por fim, depois de partilharem entre si suas histórias oralmente, solicite o registro das mesmas em formato textual, bem como a elaboração de uma ilustração que traduza o imaginário do grupo sobre a história.

Proposta pedagógica 2

A escolha da profissão, ou seja, a projeção do que seremos quando adultos e qual lugar ocuparemos no mundo, é uma temática recorrente durante a infância.

 

Quase toda criança, por exemplo, um dia sonha ser astronauta. Os sonhos são grandes e diretamente proporcionais à necessidade de atender à curiosidade que toda criança possui, naturalmente.

 

Em O Astronauta do mar, somos apresentados ao menino que queria ser astronauta e quando cresceu, tornou-se escafandrista. O autor nos possibilita viajar poeticamente a partir da comparação entre esses dois grandes universos: o espaço e o oceano, ambos ainda muito desconhecidos por nós em função da sua imensidão difícil de ser concebida.

Proponha aos alunos a escrita de um texto de gênero livre, onde a partir desta singela obra, inspirem-se e projetem a si mesmos no futuro, atuando profissionalmente dentro de algo que hoje, imaginem ser muito interessante.

Proposta pedagógica 3

O Pirata Petrus Alexandrus perpassa toda a obra* procurando por um lendário tesouro, utilizando como ferramenta um mapa recebido como herança familiar de um parente distante.

 

Ele vasculha toda a cidade, e após destruí-la cavando qualquer possibilidade de sucesso em sua empreitada, é expulso pelos habitantes, forçado a vagar pelos campos na companhia de seu fiel papagaio escudeiro. Em determinado momento ele pára sob a sombra de uma árvore para descansar, e o que ele encontra? O desenho de um “XIS”.

 

Neste momento da história há uma lacuna, onde o autor não explica em detalhes o que aconteceu, deixando assim para o leitor o exercício criativo de construir o que teria acontecido com Petrus Alexandrus. Na página seguinte, e última, fala-se apenas do boato no qual o pirata passou a explorar “mares nunca antes navegados”.

 

Que tal realizarmos o exercício de completar esta lacuna, pensando possibilidades para o final desta história?

 

* “O mapa de Petrus Alexandrus, o pirata”

Proposta pedagógica 4

Na obra Sonhos sorteados acompanhamos o drama da mãe de Carolina, Dona Elvira. Depois de se mudar do interior para uma região urbana e muito mais populosa, Dona Elvira tenta a todo custo matricular sua única filha na escola, mas não obtém êxito, já que há mais demanda do que vagas e Dona Elvira não foi contemplada no sorteio das vagas remanescentes.

 

Será que esta temática é ficcional ou realmente ainda hoje, pessoas enfrentam este tipo de dificuldade? O que a lei diz sobre isso? Vamos conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente? Quando um direito constitucional como o direito à Educação não é suportado pelo Estado, como devemos proceder?

 

Lançamos acima algumas provocações a respeito desta temática e seus desdobramentos. Mas obviamente o debate trará apontamentos precisos e autorais.

Ao final deste trabalho de pesquisa e conscientização de direitos e exercício de cidadania, que tal construir um grande painel informativo na escola, localizado onde haja passagem de muitos agentes da comunidade escolar? Imagens, frases de efeito, recortes de jornal, enfim… Materiais diversos que sirvam de ferramenta para este processo de tomada de consciência tão importante, que é direito assegurado de nossas crianças à Educação Formal.

Logo Livro VIVO.png

Alexandre Azevedo

Baú de ideias

bottom of page