Proposta pedagógica 1
Em Alice Carroll e todas as cores do arco-íris, Camila inspira-se em uma obra clássica da literatura mundial para construir seu romance. Entretanto, a originalidade da obra escrita por ela é indiscutível.
Que tal fazer uma análise das duas obras e encontrar possíveis pistas de conexão ou inspiração? Naturalmente conseguirão ter uma ideia muito clara do percurso criativo da autora a partir deste exercício.
Caso perceba espaço para realizar um desdobramento da atividade acima, solicite aos alunos uma produção textual tendo como base outro clássico da literatura mundial/ brasileira. Seguem algumas sugestões: Moby Dick, Viagem ao centro da terra, As viagens de Gulliver, Macunaíma.
Proposta pedagógica 2
Escolha uma das obras da autora para trabalhar. Depois de uma leitura atenta, extraia da obra objetos que são importantes para o desenvolvimento da narrativa ou que dêem pistas do universo da mesma.
Como exemplo, nos inspiramos na obra Quero minha chave de volta:
palheta de guitarra
balas de menta
touca e luva de frio
foto de jovem casal de namorados
ingressos de show de rock
passaporte
par de tênis All Star
casaco para frio intenso
Coloque todos os objetos acima em uma mala de viagem com rodinhas e leve para a sala de aula. Apresente aos alunos a “mala surpresa” e sem dar-lhes nenhuma pista, divida-os em grupos e peça para que respondam a seguinte pergunta: a quem pertence esta mala?
Depois de conversarem por um tempo, solicite aos alunos a criação de uma história onde o/a dono/a desta mala seja protagonista. Na sequência devem compartilhar com os outros grupos através da oralidade sua história, e só então trancrevê-la para o papel.
Proposta pedagógica 3
Ninho de Fogo. A mestiça é o primeiro livro de uma trilogia fantástica. Como tal, nos oferece muito material criativo para adentrarmos no universo cultural nerd:
“Melane, uma garota de 16 anos que vive com a avó, descobre não apenas ser uma mestiça de bruxa e dragão, mas também uma princesa em um mundo chamado Ninho de Fogo. Com a ajuda de seu fiel guardião, David, e do pequeno Jack, o garotinho de quase 300 anos de idade, ela volta para sua terra natal, descobrindo que o lugar está se despedaçando. Em um mundo de dragões, fadas e sereias, Melane terá que ser forte para a batalha que colocará em risco o mundo onde nasceu, enquanto tenta descobrir a quem pertence seu coração. Uma mistura de romance, aventura, guerra e salvação é o que te espera em Ninho de Fogo!”
Lance então, o desafio: Vamos criar um jogo de RPG a partir do universo encontrado nesta obra? Como poderemos nos organizar para que isso aconteça? Qual a estrutura de um jogo de RPG? Alguém aqui já jogou? Vamos viver previamente esta experiência lúdica a partir de jogos já existentes?...
Esta é uma proposta audaciosa e que necessita de um tempo maior para ser finalizada, mas acredito que será uma experiência inesquecível e potente em aprendizado de várias naturezas.
Caso perceba que há espaço e motivação para tal, sugiro um encontro cosplay dos personagens em data marcada previamente.
Proposta pedagógica 4
Camila Deus Dará faz parte de uma grande parcela de escritores contemporâneos que trilhou o árduo, porém profícuo, caminho da autopublicação. Sendo assim, alguns de seus livros só se concretizaram em função de seu conhecimento das ferramentas de viabilização deste tipo de projeto, como também de sua persistência.
Achamos muito importante conversar sobre esta possibilidade com os alunos e talvez, caso seja interesse do grupo, levar esta experiência até o final, autopublicando coletivamente um livro.
Poemas? Causos familiares? Receitas de Vó? Ilustrações sobre a obra da Camila Deus Dará? História da escola? Contos?
O tema fica a cargo dos alunos, o importante é que sirva de mola propulsora para que o projeto atinja seu objetivo: ser publicado (mesmo que somente na versão digital).
Camila dá o passo a passo e muitas dicas em seu canal do youtube e em outras redes. Outras pessoas também compartilharam suas experiências e apresentaram os caminhos que trilharam. Vamos lá? Mão na massa!