top of page

Proposta pedagógica 1

Conduzidas pela força e luta da avó Aurora, que trabalha como empregada doméstica desde os dez anos de idade, três gerações de mulheres negras lutam pela sobrevivência, por direitos básicos, e por melhorias nas suas vidas e de suas famílias.

 

Este é o enredo de O Fim da Noite graphic novel inspirada nas jornadas pessoais das avós, mães e tias do quadrinista Rafael Calça e do ilustrador Diox, que apresenta as vidas e as histórias dessas mulheres que se dedicaram arduamente para que os filhos pudessem estudar e construir uma vida melhor.

Seguindo o caminho percorrido pelo autor, solicite aos alunos que busque em suas referências familiares a figura de uma mulher que seja referência de fortaleza e superação. Através de entrevistas gravadas com o máximo de referências possível, peça para que a princípio escrevam um texto narrativo em terceira pessoa, contando essa história de vida.

Para finalizar, que tal transformar essa personagem em ilustração, criando uma forma concreta para ela?

Se possível, montar uma exposição onde os personagens e suas histórias possam ser expostos e passíveis de serem contemplados pela comunidade escolar.

Proposta pedagógica 2

 

Em data previamente acordada, cada aluno levará para a sala de aula uma revista em quadrinhos da Turma da Mônica. Atenção, esta revista precisa ter sido lida integralmente antes desta atividade.

Façam um inventário de todos os personagens que aparecem, completando uma frase de descrição para cada um deles.

Solicite que cada aluno escolha um personagem com o qual de alguma forma, sinta-se conectado e que de alguma forma entendam o motivo pelo qual o escolheram.

 

Façam na sequência o ranking dos escolhidos por afinidade. Chame a atenção ao personagem Jeremias e perguntem quem conhece a história dele. Em quantas daquelas revistas ele aparece? Qual sua visibilidade na Turma? Qual seu núcleo próximo de personagens?

Só então apresente para a turma a obra Jeremias, a Pele.

Proposta pedagógica 3

Coloque os alunos em contato com o HQ Parassonia, publicado na Revista E em dezembro do ano de 2023: https://www.sescsp.org.br/editorial/parassonia-hq-inedito-do-artista-rafael-calca/.

Divida-os em grupos para discutirem a obra mais confortavelmente, e na sequência solicite que transformem o HQ em um conto, assinado pelo grupo que realizou a discussão. Troque o texto uma ou duas vezes, se possível, para que todos tenham a oportunidade de ler o trabalho realizado pelos colegas.

Proposta pedagógica 4

 

O objetivo final desta atividade é uma exposição de HQs ou publicação digital (blog da escola, Instagram) a partir da produção de quadrinhos autorais que discutam racismo e/ ou temas derivados desta temática.

 

Segue abaixo a sugestão de um percurso para a realização desta proposta:

  1. Roteirização:

    • Escolher um tema: microagressões, apropriação cultural, genocídio negro, representatividade ...

    • Criar um personagem principal negro em um enredo de resistência ou denúncia

  2. Elementos visuais:

    • Evitar caricaturas e estudar referências de artistas que trabalhem com esta temática, Rafael Calça é um exemplo

  3. Formato:

    • Tirinha, página solta ou webcomic

Logo Livro VIVO.png

Rafael
Calça

Baú de ideias

bottom of page