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Proposta pedagógica 3

Fernando Anitelli é um artista muito versátil. Sua poesia transita por vários territórios, do lirismo à denúncia, da saudade à presença.

 

Na música a seguir dá voz à Vereadora Marielle Franco, assassinada brutalmente no Rio de Janeiro por motivos ainda investigados até os dias de hoje:

 

Quantas mais?

https://youtu.be/6xRLrtQBApk?si=jocopjpDFFN05Key

 

Distribua a letra impressa para cada aluno e coloque a música algumas vezes seguidamente. Deixe no mesmo dia, como dever de casa, uma pesquisa sobre este crime e o andamento do mesmo durante todos esses anos.

 

No dia seguinte retome a discussão primeiramente em grupos menores, depois envolvendo a turma toda. Em seguida proponha individualmente a escrita de um texto cuja temática deva ser extraída do processo que se iniciou no dia anterior, deixando a cargo do aluno a escolha do gênero literário que utilizará.

Proposta pedagógica 4

O trabalho performático de Fernando Anitelli no projeto “O Teatro Mágico” é complementar à sua escrita poética musicada. O personagem desenvolvido para tal é uma figura lírica caricata, forjada com referências distintas encontradas no palhaço, no bardo e no Pierrot, da comédia popular italiana.

 

Importante ressaltar que nada no processo de criação de um personagem é aleatório. A maquiagem, o figurino, o registro vocal e suas entonações, o olhar, o modo de caminhar, enfim... Tudo é escolha consciente e agrega significado ao projeto como um todo.

 

Durante os cursos de atuação e palhaçaria é muito comum que os participantes realizem trabalhos de pesquisa para descobrirem qual é a identidade de seu palhaço, a qual o torna único. Apresentamos na sequência alguns vídeos que abordam esta temática:

 

Traços e trajetos: a maquiagem do (a) palhaço (a) e suas singularidades, com Jéssica Bellini/MA

https://youtu.be/MgKirHLaDgo?si=SbsVnowbAKyRSgnh

 

O que é a Palhaçaria Sagrada? LUME

https://youtu.be/QYr9CV2S7l0?si=cUcIMox2FJVyw0oK

 

Fernando Anitelli. Maquiagem, ideia que te represente

https://youtu.be/a8e8Eh_fBOQ?si=htRvmlvzSpOKuHP0

 

Pensando em maquiagem como sinônimo de máscara, a proposta aqui é sugerir um mergulho neste universo de pesquisa, onde os alunos, a partir de sua personalidade, investigarão possibilidades de mascarar-se, criando assim arautos da palavra.

 

Personagem criado, figurino definido, maquiagem escolhida, corpo e voz compostos. Agora a tarefa é encontrar um texto/poema que “caiba nesta boca”, algo que esse personagem queira dizer, que sinta a necessidade de dizer, comunicar ao mundo.

 

Sabemos que é uma proposta ousada, mas pode ser muito interessante e transformador olhar para si, mergulhar neste universo tão próximo, mas por vezes desconhecido, e espelhar algo em forma de personagem que munido da palavra, se expressa para o mundo.

Proposta pedagógica 5

Sintaxe à vontade

 

Todo sujeito é livre para conjugar o verbo que quiser

Todo verbo é livre para ser direto ou indireto

Nenhum predicado será prejudicado

Nem tampouco a frase, nem a crase

Nem a vírgula e ponto final

Afinal, a má gramática da vida

Nos põe entre pausas

Entre vírgulas

E estar entre vírgulas

Pode ser aposto

E eu aposto o oposto

Que vou cativar a todos

Sendo apenas um sujeito simples

Um sujeito, sua oração

Sua pressa e sua prece

Que enxerguemos o fato

De termos acessórios para a nossa oração

Separados ou adjuntos

Nominais ou não

Façamos parte do contexto

Sejamos todas as capas de edição especial

Mas, porém, contudo, entretanto, todavia, não obstante

Sejamos também a contracapa

Porque ser a capa e ser contracapa

É a beleza da contradição

É negar a si mesmo

E negar-se a si mesmo

É muitas vezes encontrar-se com Deus

Com o teu Deus

Sem horas e Sem dores

Que nesse momento em que cada um se encontra agora

Um possa se encontrar no outro

E o outro no um

Até por que

Tem horas que a gente se pergunta...

Porque é que não se junta tudo numa coisa só?

 

https://youtu.be/PP5_4_Kv9Ns?si=28r8giHhpm6mgmW5

 

No poema Sintaxe à vontade o autor se utiliza de elementos gramaticais da língua portuguesa para dar sentido àquilo que quer comunicar.

A proposta é desmembrar o texto a partir dos elementos ligados à sintaxe, entendê-los primeiro no contexto gramatical e depois descobrir a função lírica que agrega à composição.

Os alunos vão se surpreender e o entendimento tanto da gramática quanto do poema sem dúvida se ampliará potencialmente.

Proposta pedagógica 1

No videoclipe da música Instalação foi utilizada como recurso a animação de objetos cotidianos (no caso, escovas de dente) como representação do universo imagético contido na composição.

 

https://youtu.be/xpUJEg_6etI?si=PptXfoDONwEBUmO-

 

Do que se trata a letra desta canção? O que representam as escovas de dente? Por que esse objeto foi eleito para representar os personagens do videoclipe? Quais outros elementos importantes podem ser destacados? Estas são apenas algumas perguntas disparadoras para um debate temático acerca da composição citada e seu respectivo videoclipe.

 

Em seguida, divida a turma em grupos menores, de até seis pessoas. Proponha que cada grupo eleja uma composição de Fernando Anitelli e crie um projeto de videoclipe produzido artesanalmente (usando celulares e aplicativos gratuitos de edição) seguindo a mesma linha de pesquisa: utilização de objetos cotidianos como representação da literatura musical.

 

Marquem um dia para exibir todos os projetos e não deixem de compartilhar suas impressões!

Proposta pedagógica 2

Cinza, desalegria da cor

Na retina

A rotina avança

Praça acuada entre muro e massa

Natureza resiste à fumaça

A pressa, o concreto opressor

 

Apresente os versos acima para a turma e a partir da leitura conjunta do mesmo, antes de uma discussão mais generalizada, solicite que peguem um papel e escrevam silenciosamente o que é solicitado por você, professor:

  1. Se desses versos exalasse um cheiro, qual seria?

  2. Se esses versos emitissem som, como ele seria?

  3. Se esses versos emitissem luz, qual sua cor e intensidade?

  4. Se esse verso fosse recitado por um personagem da vida cotidiana, qual seria?

 

Apresente a composição na íntegra em forma de literatura (não musicada) e abra alguns compartilhamentos do exercício de escrita anterior.

 

Por fim, exiba o videoclipe https://youtu.be/zXZCmrNpGzA?si=3_oXhgt_AMpuNIlX

e só então abra a discussão sobre as leituras da obra, levando em consideração todas as etapas da atividade.

 

As respostas dos alunos estavam de alguma maneira, conectadas entre si? As imagens e cenários do vídeo apareceram de alguma forma em algumas respostas dos alunos? Por que isso acontece? Sobre o que se trata essa composição?

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Fernando anitelli

Baú de ideias

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