Logo Livro VIVO.png

Raphael
montes

Baú de ideias

raphael montes.png

Proposta pedagógica 4

O professor redistribui os personagens criados na Atividade 3, tendo como único cuidado o aluno não receber sua própria produção.

Em seguida solicita aos alunos que escrevam um texto de gênero policial utilizando a biografia que receberam como personagem central da sua história.

Ao receber as atividades realizadas, uma sugestão é que o professor oriente um pequeno grupo que tenha interesse em realizar a organização deste material em um arquivo digital único. Será um “ebook” com título definido, onde todas as obras estarão reunidas, contando em cada uma delas a informação tanto do autor da biografia quanto do texto criado a partir dela. Se houver interesse e disponibilidade, ilustrações podem fazer parte deste projeto, uma capa e um prefácio escrito pelo professor.

Proposta pedagógica 3

Cada aluno deverá criar a biografia de um personagem em detalhes: nome, idade, características físicas e psicológicas, história de vida.

É importante que o professor recolha todos os textos, pois os mesmos serão utilizados na próxima atividade.

Proposta pedagógica 2

O que é um conto policial?

Os contos são relatos de ficção com uma extensão breve. Já o termo policial se refere à polícia - força de segurança que deve garantir a segurança pública.

Chama-se conto policial, à história que gira em torno de um crime e a busca pelos seus responsáveis. Nesses contos, geralmente há um ou mais crimes, investigados por um personagem que aspira a esclarecer os fatos e encontrar o culpado para que se faça justiça.

Nos contos policiais clássicos, um detetive recorre à razão para resolver o mistério de um crime. Os contos policiais negros, por outro lado, vão além da resolução do crime e seus personagens são mais complexos, sem muita distinção entre vilões e heróis.

 

Em geral, o conto policial começa com a exposição do mistério (por exemplo, um assassinato cujo autor é desconhecido). Este é o ponto de partida para a narração da investigação, que inclui a descrição da cena do crime e a hipótese que o investigador segue. Finalmente, o mistério é resolvido: o investigador descobre quem é o culpado.

fonte: https://conceito.de/conto-policial

 

Inspirados por uma notícia verídica os alunos devem escrever um conto policial - inserimos aqui no site uma sugestão.

Nomes e localidades devem ser modificados ou suprimidos.

Lembrá-los que a notícia é apenas o fato inspirador, tendo, portanto, espaço para que sua criatividade transborde os fatos reais.

Lance perguntas que sejam provocativas, por exemplo: O que aconteceu antes? E depois? Você vai contar essa história em ordem cronológica, linear? …

Material:

Atividade 2. Notícia.jpg

Proposta pedagógica 1

Colocar os alunos em contato com o trecho retirado do conto Belphegor*. Em seguida solicitar que escrevam sua própria versão para o desfecho do mesmo.

Se possível criar uma forma de trocarem suas experiências, mesmo que seja somente entre poucos alunos, divididos em grupos menores.

 *Disponível neste site

Material:

botao-bau.png