Logo Livro VIVO.png

MEl
Duarte

Baú de ideias

mel.png

Proposta Pedagógica 4

Tendo como referência as regras deste tipo de evento literário, propor a organização de um SLAM, virtual ou presencial, tendo como conteúdo as produções literárias criadas pelos alunos durante a Atividade 3 desta proposta pedagógica.

 

Certamente nem todos estarão à vontade para partilhar seus textos neste formato, porém há espaço para várias funções dentro da produção de um evento como esse. Assim, a ideia é incentivá-los a participar mediante as várias possibilidades de envolvimento:

 

- Organização

- Apresentação

- Juri

- Slamer

- Divulgação

- Desenvolvimento de identidade visual (logomarca)

- Captação imagens e vídeos do evento

- Edição de material audiovisual

- E tantas outras opções que surgirem durante o caminho...

Proposta Pedagógica 3

Solicitar que os alunos acessem o conteúdo referente ao tema SLAM no ambiente “Entre e fique à vontade” do site Livro Vivo. Além de um vídeo explicativo, há também imagens deste tipo de evento literário. Em seguida, levantar uma discussão sobre a modalidade, onde haja espaço para trocas de experiência, referências e impressões pessoais.

Propor na seqüência um exercício prático:

 

- Pedir para que fechem seus olhos, em silêncio, e pensem nas coisas ou situações que mais o incomodam. Cronometre 1 minuto.

 

- Depois, munidos de papel e caneta solicitar que escrevam palavras soltas sobre aquilo que lhes veio à cabeça no momento anterior. A escrita deve ser rápida, ininterrupta e desordenada, e deve cessar abruptamente no momento sinalizado pelo professor. Cronometre 1 minuto novamente.

 

- Solicitar que desenvolvam um texto de gênero livre, tendo como referência o material produzido durante as etapas anteriores desta atividade.

Proposta Pedagógica 2

Levando em consideração a identidade de sua turma, selecione alguns poemas de Mel Duarte – sugerimos como referência a obra Colmeia.

Coloque os alunos em contato com esses textos e divida-os em grupos de até cinco integrantes. Cada grupo deve escolher um poema (e não importa se um texto for escolhido por mais de um grupo). A proposta é que eles atribuam musicalidade ao poema e que de alguma forma posteriormente apresentem suas produções uns aos outros.

 

Observações:

*Pode ser que surjam músicas ou elementos musicais adicionados à estrutura literária. Todas as soluções são válidas.

**Como referência solicitar que pesquisem sobre o tema “Poesia Falada” e que visitem a área do site Livro Vivo: “Entre e fique à vontade”. Lá eles encontrarão a obra Mormaço, de Mel Duarte – um disco de poesia falada.

Proposta Pedagógica 1

Este é um exercício de livre associação de palavras.

 

O professor lança uma palavra direcionada a um aluno:

Ex: Aline..... marrom!

 

Esse aluno associa esta palavra a uma outra, e rapidamente direciona sua palavra a um colega:

Ex: Henrique... chocolate!

 

E assim sucessivamente:

Ex: marrom, chocolate, coelho, cenoura, bolo, avó, televisão, sofá, calor, praia, sal, churrasco...

 

Quando o professor perceber que a seqüência associativa se esgotou, reinicia o jogo com uma nova palavra.

 

Observações:

*As associações precisam fazer sentido somente para quem as fez, não havendo nenhuma necessidade de explicar sua lógica para os colegas.

 

**É esperado que exista coerência associativa somente com a última palavra, não havendo, portanto, uma seqüência lógica entre todas as palavras citadas.

 

***Este exercício pode ser feito com palavras aleatórias, como no exemplo acima, mas também direcionado a universos temáticos, lugares, situações, frases, poesias, imagens, rimas, etc.

botao-bau.png