Baú de ideias
Ferréz
ATIVIDADE 2
Além de escritor, o autor é também rapper, e musicando suas poesias adquire mais uma ferramenta para comunicar ao mundo aquilo que lhe é urgente.
Dentre as crônicas da obra “Cronista de um Tempo Ruim”, selecione três delas. Apresente-as a seus alunos, em seguida divida-os em grupos de 5 a 6 integrantes e convide-os a musicar uma delas.
Podem selecionar trechos, frases… deixe-os à vontade para criar e realizar recortes livres da obra.
A atividade pode ser compartilhada com os demais em formato ao vivo ou em forma de arquivo de áudio.
Atividade 3
Leia o artigo em anexo sobre a obra “Manual Prático do Ódio” e extraia dele um recorte para levar à sua sala de aula.
Em seguida, coloque os alunos em contato com os vídeos e matéria contidos nestes links:
https://www.institutomillenium.org.br/falta-de-oportunidades-tem-relacao-direta-com-a-violencia/
20ª FIL | Projeto Utopia: "Oportunidades Iguais", com Helder Holiveira #FIL #FILRP
O segundo link é uma entrevista longa, dessa forma, se preferir extrair trechos dela, fique à vontade.
Proponha a produção de um texto a partir da seguinte questão: “Na sua opinião a falta de oportunidades iguais têm relação direta com o índice de violência de uma determinada população? Por quê?
ATIVIDADE 1
Na obra “Amanhecer Esmeralda", Ferréz nos conta a história de uma menina, Manhã, que tem sua vida modificada a partir do momento em que foi notada por sua professora.
Manhã: sempre quietinha, tímida, solitária, descabelada e com roupas surradas. Sua professora através de pequenas ações faz com que ela enxergue a si mesma, conheça sua ancestralidade e valorize suas origens. A casa de Manhã é inundada pelo mesmo sentimento, e o cotidiano daquela família se modifica, bem como as relações entre seus membros.
Peça aos alunos que tentem se lembrar de alguém que realmente tenha feito a diferença em suas vidas. Em seguida proponha a escrita de um texto narrativo ficcional inspirado em suas memórias.
Atividade 4
Que tal fazerem um mapeamento das regiões periféricas da sua cidade? Você conhece essas comunidades? Sabe onde elas estão localizadas? Conhece um pouco da história de como elas se formaram?
A partir dessa provocação proponha este projeto de pesquisa temática. Divida a classe em grupos para que se debrucem sobre diferentes vertentes do mesmo assunto, e ao final terão construído um dossiê, que pode ser inclusive compartilhado com o poder público, outras instituições de ensino, no site da escola, etc.
Em seguida mãos à obra: Escolham uma das comunidades pesquisadas e debatam: Quais ações concretas podem ser realizadas? O que conseguimos fazer como alunos e escola para pôr em prática uma das nossas ações?
Campanhas de doação de alimentos, brinquedos, material de higiene pessoal, livros, enfim… Realizar algo concreto é muito importante para mostrar que mesmo em pequena escala, conseguimos sim fazer algo. Documentem esta ação com imagens e vídeos.