Baú de ideias
Cristhiano
Aguiar
ATIVIDADE 2
Apresente aos alunos o conto As onças, encontrado no livro Gótico nordestino.
O final desta narrativa é bem aberto, e dá margem a muitas leituras e desfechos. Assim, antes de analisarem a obra em sala de aula, solicite aos alunos que produzam individualmente um final para esta história.
Na sequência abra um debate sobre este conto e convide alguns alunos, conforme seu interesse, a compartilhar seus desfechos para esta narrativa de Cristhiano Aguiar.
Atividade 3
Em muitos de seus textos o autor insere o leitor em temáticas míticas e populares buscando referências em séries televisivas, no cinema e nos quadrinhos, construindo assim narrativas vibrantes e inesperadas, que fogem bastante da prosa literária tradicional.
No conto Lázaro, por exemplo, resgata um cenário apocalíptico com a presença de mortos que retornam à vida em níveis inconscientes, ou seja, algo parecido com o que conhecemos por zumbis. Esta temática vem sendo abordada há anos tanto por quadrinhos, quanto filmes e séries.
Depois de lerem e analisarem a obra, lance para seus alunos o desafio de recontar um trecho desta narrativa, mas agora sob a perspectiva da linguagem dos quadrinhos. Antes, porém, pesquisem as ferramentas e particularidades desta linguagem, e só então peça para que liberem sua criatividade colocando em prática o que aprenderam.
ATIVIDADE 1
“No meio da noite e nas esquinas dos caminhos das estradas, as assombrações são luz e grito. De noite corre onça da mão torta e onça boi, e suas patas são iguais às de um boi; de noite corre o Cabeleira, cangaceiro amaldiçoado que segura numa mão uma faca ensanguentada e na outra a própria cabeça; de noite corre também Fogo Vivo, um vapor luminoso subido dos túmulos, cujo grito sem boca endoidece as pessoas.
As ameaças desceram da sua cabeça, atravessaram o estômago e pesaram na barriga. Uma pontada — umas garras afiadas espetando de dentro das entranhas. Foi faltando o ar também. Encostou em uma árvore grande, de tronco grosso, mas antes tentou ver se tinha escorpião ou cobra. Tomou um longo gole de água.”
O trecho acima é uma passagem do conto Anda-luz. Nela, Cristhiano Aguiar cita nomes de alguns personagens da nossa cultura popular, especialmente das regiões norte e nordeste.
Convide seus alunos a construírem um dossiê iconográfico desses personagens em formato de fichário. Sugestão: utilize folhas A3 com gramatura alta, onde em um dos lados será confeccionada artesanalmente a imagem do personagem fantástico, e em seu verso a origem da lenda à qual pertence. Divida a turma de acordo com seus interesses e habilidades.
No final do processo viabilize uma noite de contos de terror tendo como referência os textos de Cristhiano Aguiar e utilize os trabalhos visuais como parte da ambientação onde as narrativas serão realizadas, podendo de alguma forma estar à disposição da apreciação do público, também em formato expositivo.
Caso acreditem ser viável, o fichário também poderá ganhar uma versão digital!
Atividade 4
Pesquisem as lendas e personagens que estão no contexto cultural da localidade onde habitam hoje. Podem ser urbanas ou rurais, contemporâneas ou do passado, de carne e osso ou imaginárias.
Em seguida, através de uma plenária, elejam um desses personagens, apenas. Inspirados por sua história, solicite aos alunos individualmente a confecção de um texto narrativo onde não somente recontem a história original, mas principalmente insiram passagens novas, personagens, e elementos fantásticos, potencializando a construção de vários desdobramentos a partir de um único ponto de partida.
Se possível, compartilhem os textos entre si.