Proposta pedagógica 1
O que dói primeiro
“todo urubu titia gritava
urubu urubu sua casa
tá pegando fogo
todo estrondo na rua
papai dizia eita porra
aposto qué bujão de gás
todo avião vovó acenava
é seu tio! desquentrou preronáutica
num tenho mais sossego
temi e ainda temo toda espécie
inflamável lamentei tanto urubu
desabrigado desejei o fim
da força aérea brasileira
só custei a entender mamãe
e o que queria dizer com seu irmão
não vem mais brincar com você
papai do céu levou”
Além de poeta, a autora é também artista visual, e desdobra muito de seu transbordante lirismo a partir desta ferramenta artística.
Solicite que a partir do poema “O que dói primeiro” seus alunos desenvolvam um projeto artístico individual de qualquer natureza material: desenho, colagem, pintura, modelagem, fotografia, etc…
Acima sugerimos um de seus poemas para servir como tema disparador desta atividade, mas fique a vontade para propor outro ou até mais de um deles.
Se possível, organizem uma exposição pública na unidade escolar, fazendo-os perceber dentre outras coisas as incontáveis possibilidades de leituras e desdobramentos a partir de uma mesma inspiração.
Proposta pedagógica 3
Em inúmeras entrevistas a autora afirma o quanto o seu jeito de viver, bem como o mundo que a circunda, interfere nas suas composições literárias. Ela mora há muitos anos na cidade de São Paulo e elegeu o bairro da Barra Funda como seu refúgio neste mundo, vulgo lar. Sente-se inspirada pela história do local, as personalidades que lá viveram, seu movimento, cores, enfim… traduz o local como “um bairro vivo”.
Durante um exercício coletivo de reflexão, organizando este material a partir de anotações na lousa ou quaisquer outras ferramentas que achar pertinente, construa com os alunos um raio x do que seria o universo comum deles próprios. Que busquem a princípio tentar descrever o que vêem no espaço daquela região/ bairro, de que forma estas características os afetam, e os ajudam a diariamente definirem quem são.
Inspirados por esta auto pesquisa construída coletivamente, solicite uma resposta em forma de poema à seguinte pergunta: Onde habita sua alma?
Exercício individual.
Proposta pedagógica 2
O primeiro livro de Bruna recebeu seu título a partir de uma pichação* que avistou em um dos trajetos entre sua casa e trabalho. Ele estava impresso no viaduto da Rodoviária do Rio de Janeiro, e dizia assim:
“A fila sem fim dos demônios descontentes no amor”
Obviamente ela não sabia quem era o autor da frase, mas assim que a viu, decidiu que aquele era o título de seu primeiro livro, com apenas uma alteração, subtrairia o final da frase, “no amor”.
O tempo passou e o autor da frase, o artista visual Gustavo Speridião, a procurou e os dois se tornaram grandes amigos. Em troca Bruna lhe entregou um poema:
“A van guarda e leva o passageiro”, que se transformou em curta metragem nas mãos habilidosas de Gustavo.
Comente este fato com seus alunos e lance para eles o desafio de aguçar o olhar para seu entorno. Depois de alguns dias de observação dos principais trajetos e deslocamentos cotidianos, que inspirem-se a partir de uma frase ou imagem impressa, e escrevam um poema a partir dela. Se possível, peçam para fotografar o local, e que ao entregar o texto, também anexem a imagem que lhe deu origem.
*As pichações são expressões gráficas pintadas em muros e edificações das cidades. Podem ser palavras, textos ou mesmo imagens.
Bruna
Beber
Baú de ideias
Proposta pedagógica 4
Bruna é uma autora/ artista multilinguagem. Ouça ela mesma interpretando alguns de seus poemas:
https://soundcloud.com/brunabeber/bruna-beber-demo
https://soundcloud.com/user-277912148/bruna-beber-cravo-1
https://soundcloud.com/user-277912148/bruna-beber-cravo-2
Perceba que além do trabalho de interpretação vocal há por trás de cada um dos poemas uma narrativa sonora, que compõe a obra como elemento artístico.
Divida os alunos em grupos de até cinco integrantes e após os colocar em contato com o material sonoro descrito acima, solicite as seguintes tarefas:
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Escolher um poema de Bruna Beber que não tenha esteja contido no material escutado
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Definir as funções de cada um dos integrantes para atuar num projeto áudio narrativo, tendo como base o poema escolhido pelo grupo. Quem vai narrar? Quem vai captar e editar? Quem vai dirigir artisticamente? Quem vai escrever o roteiro? Quem vai produzir?
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Executar o projeto dentro do tempo estipulado pelo professor
Em situação oportuna, possibilite a troca do resultado dos trabalhos entre os grupos.