Proposta pedagógica 1
Na obra “Pequena coreografia do adeus”, Aline Bei nos apresenta a personagem Julia, que a partir da necessidade de elaboração dos acontecimentos de sua vida, se utiliza de um diário.
A princípio ela apenas registra os acontecimentos, mas à medida que o tempo vai passando e ela descobre que esta ferramenta não funciona somente como processo curativo, mas também como desdobramento artístico e poético, o espaço da escrita toma outra proporção em sua vida. Ela se descobre escritora.
Lance um desafio para a turma: confeccionar um diário pelo período mínimo de sete dias consecutivos. Obviamente este é um material muito pessoal, portanto não poderá ser dividido com mais ninguém, nem com você, professor.
Oriente que não se limitem apenas a descreverem os acontecimentos, mas também como se sentiram diante deles, o que esperavam, se suscitaram lembranças ou até os impeliram a planos futuros, de ordem realizável ou não.
Após este período de escrita livre, coleta de dados e experiências vividas, peça para que leiam seus diários como se estes não lhes pertencessem. Inspirados por esta leitura a posteriori e a partir de um ponto de vista um pouco mais distanciado, solicite que escrevam um poema de versos livres.
Para finalizar a atividade realize em dia e hora marcados, durante um evento específico ou mesmo intervalos entre as aulas, o momento de partilha desses textos publicamente. De preferência crie um sarau informal, onde em vários espaços ocupados ao mesmo tempo, os alunos lerão seus textos. Esta era a maneira que Aline encontrou, no princípio de sua vida como escritora, para fazer suas palavras chegarem às pessoas: recitava seus poemas em locais públicos durante horas, seguidamente.
Proposta pedagógica 3
“Escrever. Que ótima ideia! Isso deve esvaziar a mente, deve ser como jogar um balde de água suja no ralo do quintal...”
Julia, protagonista da obra “Pequena coreografia do adeus”
Conversem a respeito desta passagem. Faça perguntas norteadoras para alimentar o debate, ampliar os significados, construir entendimentos e criar imagens.
Na sequência, e utilizando os materiais que você julgar possíveis e adequados, peça para que confeccionem um registro concreto de natureza artística, alimentados tanto pelas palavras da autora quanto do que foi suscitado em discussão.
Em momento oportuno, partilhem entre si.
Proposta pedagógica 2
Quando Aline tinha seus 10 anos, aproximadamente, sua mãe pediu para que ela segurasse o canário da família afim de que lhes aparassem as unhas. Entretanto, infelizmente, talvez por stress momentâneo, o animalzinho morreu em suas mãos.
Esta imagem nunca saiu de seu imaginário, e durante uma oficina ministrada por Marcelino Freire, lhe serviu de inspiração para escrever o esboço daquilo que seria sua primeira obra: “O peso do pássaro morto”.
Peça aos alunos que a exemplo da autora, vasculhem suas memórias de infância e retirem dela um acontecimento que também lhes seja inspirador. Em seguida, solicite a produção de um texto narrativo em primeira pessoa, mas a partir de um personagem ficcional, que não eles mesmos.
Aline
Bei
Baú de ideias
Proposta pedagógica 4
O final do livro “Pequena coreografia do adeus” não tem uma construção concreta e objetiva, por parte da autora. Ele fica em aberto, e faz com que o leitor realize, mesmo que involuntariamente, um desfecho (ou mais) possível para a narrativa.
Esta obra está disponível em três formatos: livro físico, livro digital e áudio livro. O curioso é que a própria Aline Bei, se utilizando de seus dotes como atriz formada, faz a narração do livro.
Divida a sala em grupos de até cinco integrantes e solicite que escrevam um final para a obra e que em seguida, realizem a produção em áudio deste texto. Quem realizará o roteiro? A narração? A direção artística? Os efeitos especiais? A edição? Enfim... há espaço para todos neste projeto.
Em momento oportuno, se possível, partilhar entre si e/ou publicamente, através de um meio digital disponível.